Tratamento para Transtorno de Personalidade Narcisista em Guarulhos

Tratamento para Transtorno de Personalidade Narcisista em Guarulhos

Transtorno de Personalidade Narcisista

O transtorno de personalidade narcisista, também conhecido como egomaníaco é caracterizado por um comportamento disfuncional do sujeito onde ele tem uma visão de si mesmo muito grandiosa, desejo de veneração, o que faz muitas vezes que essas pessoas não tenham capacidade de ter empatia. É um transtorno de personalidade mais frequentes em homens, até onde se tem observado. Quem sofre de transtorno de personalidade narcisista não se incomoda com tais comportamentos, porém para o seu meio social isso gera inúmeros sofrimentos, afetando a vida pessoal e profissional do indivíduo. Não se sabe ao certo quais são as causas para o surgimento do transtorno narcisista, porém para muitos especialistas dizem estar ligados a uma junção de fatores genéticos e ambientais. Por isso é importante a busca de um psicólogo especializado e um bom psiquiatra para diagnosticar e traçar uma conduta de tratamento de forma multidisciplinar, para que o narcisista consiga entender que o seu comportamento, pode afastar dele as pessoas importantes de sua vida e por a perder etapas de sua vida como um todo, como trabalho, amigos, carreira, estudos entre outros aspectos.


O principal sintoma é sensação exagerada da sua própria importância. Todos os sintomas do transtorno de personalidade narcisista estão ligados ao senso de auto importância. Pessoas com o transtorno narcisista acham que tem o direito de exigir admiração constantemente; querem ser reconhecidas sempre para se sentirem valorizadas; podem apresentar irritabilidade quando não tem o reconhecimento que julgam merecer; acham que tem direitos especiais e ou privilégios em relação aos outros; não apresentam empatia pelo sofrimento do outro pois só sabem olhar para sim; fantasias exageradas de sucesso; acham que as outras pessoas podem estar te invejando, quando elas têm inveja.  
 
Por toda indiferença que o indivíduo tem para com o outro, ela tem muita dificuldade de estabelecer laços afetivos, não tendo amigos, desenvolvendo uma péssima relação com os colegas de trabalho que dificulta seu crescimento profissional, o mesmo acontece com colegas de faculdade. Toda essa dificuldade de se relacionar com o outro vai aos poucos, e as vezes sem a pessoa nem perceber, lhe causando um isolamento social, a pessoa se vê sozinha sem ninguém do lado para dar um apoio necessário. E nós somos seres sociáveis, necessitamos da presença de outras pessoas, sem isso estamos mais propensos a desenvolver transtornos psicológicos. É difícil uma pessoa procurar ajuda profissional por conta do transtorno de personalidade narcisista, é mais comum que a pessoa procure terapia por estar sofrendo com outras questões, e no decorrer do processo terapêutico se constatar o transtorno narcisista. Também não existe um tratamento farmacológico específico, ao qual um médico psiquiatra possa indicar, mas orientar e tratar o paciente por outras queixas.
O tratamento do narcisista precisa envolver uma equipe multidisciplinar, pois só um profissional pode não ser suficiente para avançar num processo de melhora. A parte da psicoterapia envolve um trabalho que ajude na percepção de tais comportamentos, de como eles provocam sofrimento nas pessoas no seu entorno e fazer a pessoa olhar para si e vê o quanto isso causa prejuízos para ele própria também. Porém é muito comum que as pessoas não aceitem o tratamento para o transtorno de personalidade narcisista justamente por acharem que não precisam de ajuda, que o problema não são elas e sim as outras pessoas. Por isso é um processo longo, onde o profissional psicólogos e psiquiatra precisa ter muito cuidado para conseguir colocar para o paciente o quanto isso é danoso para ele e ir propondo mudanças para tais comportamentos.

Escrito por Fernando João de Andrade, psicólogo clínico na Aster Psicologia e Psiquiatria em Guarulhos. Atende adultos, casais idosos da terceira idade no bairro do Bom Clima em Guarulhos.


O que é o Transtorno de Personalidade Narcisista?

Nesse tipo de transtorno as pessoas apresentam uma necessidade de admiração exacerbada e podem não ser tão empáticas por conta de um sentimento de grandeza de si. Tendo a necessidade constante de serem bajuladas e toda a atenção voltada para elas.

De qual forma posso curar ou tratar meu transtorno de personalidade?
O tratamento é feito por meio de psicoterapia com um psicólogo, de preferência na abordagem cognitiva comportamental, por meio da psicoeducação que é uma forma de tratamento que o paciente identifica seus pensamentos automáticos disfuncionais, Conforme a pessoa evolui na participação das terapias, esses pensamentos são trabalhados por meio da reestruturação cognitiva.

Qual a causa do transtorno de personalidade narcisista?
A causa de uma pessoa apresentar comportamentos narcisistas, se dá pela forma disfuncional dela reconhecer a si mesma de maneira grandiosa. Por isso, demandar admiração de si para com as outras pessoas de sua convivência é de suma impotância para alimentar o seu ego.

Qual o pronto fraco do narcisista?
O narcisista possui uma baixa autoestima, e precisa por meio da psicoterapia, trabalhar esse fator. Essa é a principal fraquesa do indivíduo narcisista.O narcisista não aceita a sua vulnerabilidade, dessa forma ele tenta se mostrar forte aos que estão ao seu redor. Assim, ele tenta a todo custo construir defesas, para que ninguém chegue a essa sua barreira, criando um escudo de forma a manter longe todos àqueles que possam penetrar seu ponto fraco.

Quais os sintomas do Narcisismo?Os sintomas de narcisismo são: sensação de importância de si em relação aos outros, demanda admiração de forma demasiada, tirar vantagens dos outros para seus próprios fins e dificuldade de ter empatia.

Como identificar um narcisista?