Como tratar a Obesidade com a ajuda de um psicólogo?

Psicoterapia para Adultos, Crianças e Adolescentes, Terceira Idade em Guarulhos

Tratando minha Obesidade com a ajuda de um psicólogo e psicoterapia em Guarulhos

O que é a Obesidade?
 
É definida pelo excesso de gordura corporal causado pelo aumento do consumo de calorias, a obesidade é caracterizada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual à 30kg/m2 , já que o normal é de 18,5 até 24,9 kg/m2 , que pode acarretar prejuízos, como exemplo, podemos citar a diabetes mellitus e doenças cardiovasculares.

Quais os tipos de obesidade?
Dentro da obesidade se tem uma diferença entre os graus e riscos, como apresentado na tabela a seguir:

 

  • IMC (kg/m2) 18 a 24,9 Tipo de obesidade Ausente - Grau de risco Ausente

  • IMC (kg/m2) 25 a 29,9 Tipo de obesidade Sobrepeso - Grau de risco  Moderado

  • IMC (kg/m2) 30 a 34,9 Tipo de obesidade Obesidade grau I - Grau de risco Alto

  • IMC (kg/m2) 35 a 39,0 Tipo de obesidade Obesidade grau II - Grau de risco Muito alto

  • IMC (kg/m2) 40 ou mais Tipo de obesidade Obesidade grau III - Grau de risco   Extremo

 
Quais os sintomas da obesidade no meu corpo?

  • A obesidade pode causar diversas doenças e dificuldades na rotina, como:

  • a apnéia do sono que prejudica a respiração e a qualidade do sono

  • falta de ar que dificulta as caminhadas curtas ou longas

  • varizes e úlceras, que ocorrem devido a alteração da circulação sangúinea,

Além desses fatores, temos também o fator genético que implica na forma como o corpo absorve e converte as calorias ingeridas e o histórico familiar que inclui os hábitos familiares.

Como tratar a obesidade?
Tratamento com equipe multidisciplinar, nutricionista, endocrinologista e psicoterapia, o tratamento em si, visa diminuir os episódios de compulsão alimentar (CAP) que é a ingestão descontrolada e episódica de grande quantidade de alimento em tempo curto, até que seja eliminado, fazendo o controle do peso semanal e ingestão de calorias e incluindo atividade física.
Alguns tipos de obesidade podem ter causas de fundo emocional ou relacionado, por isso é fundamental o acompanhamento psicológico, já que a compulsão alimentar pode ser causada por angústia ou ansiedade, é fundamental identificar os pensamentos disfuncionais para a evolução do tratamento.

Texto escrito por Helen Vieira de Almeida, psicóloga clínica. Atende na Aster Psicologia e Psiquiatria Guarulhos através da Terapia Cognitivo Comportamental. Oferece atendimento em psicoterapia para adultos, terapia de casal e família, idosos e terceira idade no bairro do Bom Clima em Guarulhos.
 
Referências Bibliográficas
MELO, Maria Edna de. Obesidade. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional de São Paulo. Disponível em:  <https://www.sbemsp.org.br/para-o-publico/informacoes-sobre-doencas#modal-obesidade> Acesso em: 26 de out. de 2021.
SANTOS, Helivania Sardinha Dos. Obesidade. Biologia Net<https://www.biologianet.com/doencas/obesidade.htm> Acesso em: 26 de out. de 2021.
BRANDAO, Rui. Obesidade: causas, sintomas, tipos de tratamentos e apoio emocional Zenklub.<https://zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/obesidade/> Acesso em: 26 de out. de 2021. RANGÉ, Bernard et AL. Psicoterapias Cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. Edição 2. Porto Alegre: Artmed: 2011.

tratar_obesidade.jpg