Tratamento com Psicólogo para o Transtorno de Ansiedade Generalizada - TAG em Guarulhos

O que é a Ansiedade ? Quais os sintomas? Qual melhor tratamento?

​Entendo melhor o que é a ansiedade e buscando ajuda de um psicólogo.

Para entendermos melhor o que é a ansiedade, temos que falar primeiro sobre o que é o medo. No início da evolução da espécie humana, desenvolver habilidades de sobrevivência era fundamental e partir disso, o medo de morrer deveria estar presente e ser um alerta de forma a se proteger de toda e qualquer ameaça iminente. Pois qualquer barulho, mudança no clima, representavam um perigo e um risco à vida.

Partindo desse princípio a ansiedade acompanha o homem desde os primórdios de sua evolução, pois o medo hoje passou de algo natural, para aquelas situações corriqueiras e cotidianas, para algo patológico e exagerado, como um estado de alerta e vigilância constantes. Um exemplo claro é você atravessar a rua na faixa, para não correr o risco de ser atropelado, pois há um medo de morrer, "natural", para um estado de apreensão constante, como estar em uma embarcação furada e saber, que se você não for resgatado a tempo, corre o risco de afundar e morrer afogado.

Buscar a ajuda de um psicólogo em Guarulhos para tratar o quadro de ansiedade é importante, pois quando esse estado emocional de se sentir ansioso de forma demasiada, pode desencadear outros sintomas e a interferir no dia a dia do indivíduo.

No entanto, quando não há indícios de perigo eminente e o estado de alerta que temos em nós está ativado, ai é que surge a ansiedade patológica e com isso os quadros do transtorno de ansiedade generalizada. Identificando esse quadro de ansiedade patólogica, o psicólogo passa a trabalhar as emoções e conflitos de sentimentos da pessoa ansiosa de forma a minimizar os sintomas de somatização e devolver o equilíbrio e tornar o dia a dia de pessoas com ansiedade generalizada menos penoso.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, há em todo o mundo mais de 264 milhões de pessoas que sofrem de ansiedade, dentre elas, mais de 18 milhões de brasileiros, pode se dizer assim.
A ansiedade caracterizada por esse medo e constante vigilância, gera em nosso organismo diversas reações e sintomas, fisiológicos e psicológicos, os chamados sintomas psicossomáticos.
Ter ansiedade por algo bom, momentâneo ou esporádico é extremamente natural, mas a constante de se sentir ansioso leva a se caracterizar o que chamamos de transtorno de ansiedade generalizado ou TAG como também é conhecido na área da psicologia e psiquiatria. Assim um bom psicólogo através da terapia cognitivo comportamental, por meio da psicoeducação, faz com que pessoas ansiosas administrem melhor suas emoções e os episódios de ansiedade como um todo. Quando necessário a intervenção do médico psiquiatra se faz essencial, pois a administração de medicamentos ansiolíticos ajudam o paciente em quadros mais severos de TAG ansiedade generalizada, melhorando a qualidade de vida, aliado a terapia com um bom psicólogo.

Os sintomas mais comuns do transtorno de ansiedade generalizado são:

Conheça outros sintomas mais críticos que vão além dos sintomas psicossomáticos causados pela ansiedade:

Atualmente com a chegada da pandemia da covid 19 que já dura mais de dois anos, o número de pessoas com crises diversas ocasionadas pela ansiedade generalizada vem aumentando e levando muitas pessoas ao consultório de psicólogos e psiquiatras em busca de alívio e tratamento para a ansiedade.

 

O que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada?

Qual o tratamento eficaz para a TAG Transtorno de Ansiedade Generalizada?

Como fazer um teste ou saber se tenho Ansiedade?

Médico Psiquiatra realiza o Tratamento para Ansiedade?

Sim, o médico psiquiatra em Guarulhos é o profissional especialista na área de saúde mental, encarregado de avaliar o paciente e conduzir a melhor conduta de tratamento para os quadros de ansiedade generalizada.

O papel do psiquiatra ao se deparar com um quadro de ansiedade generalizada é entender como os episódios de ansiedade ocorrem, dessa forma exames laboratoriais e até de imagem podem ser solicitados para se chegar a um diagnóstico.

Quando o psiquiatra descarta qualquer questão de fundo patológico físico, então passa a considerar as questões de fundo emocional, a partir daí traçar a conduta de tratamento medicamentosa com o auxílio de remédios ansiolíticos e as vezes antidepressívos podem ser administrados também.

É importante salientar que o tratamento medicamentoso pode ser utilizado por um curso período de tempo, principalmente quando se trata dos benzodiazepínicos. Por isso a psicoterapia com um bom psicólogo é sempre indicada para tratar todos os quadros de ansiedade. Pois o psicólogo por meio da terapia cognitivo comportamental, trabalha as questões de fundo emocional e com a psicoeducação cria uma forma de o proprio paciente controlar os episódios de ansiedade.

Assim, o trabalho do médico psiquiatra é reduzir aos poucos a medicação do paciente ansioso, de forma a eliminar as medicações que a longo prazo poderiam causar algum tipo de dependência.

Saiba mais sobre os transtornos e desordens mentais consultando o DSM V, que fala mas sobre esse assunto: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452014000100007 .


Nós da Aster Psicologia e Psiquiatria em Guarulhos, contamos com psicólogos especializados que através da terapia cognitivo comportamental ajudam no diagnóstico e na melhora dos sintomas gerados pela ansiedade, obtendo o controle total e a cura desse transtorno de ansiedade generalizado.

Posso curar a minha ansiedade?
De qual forma posso curar a ansiedade?
É possível curar a ansiedade sem medicamentos?
O que a ansiedade gera no meu corpo e no meu psicológico?
A ansiedade pode atrapalhar o meu convívio em sociedade, como no trabalho, na escola ou nos estudos, em família, no meu relacionamento?
Como identificar se estou com crise de ansiedade?

Quais os sintomas mais comuns da ansiedade?

Fazer teste para ansiedade.

Exercícios para combater e melhorar o estado de ansiedade.

Psicólogo no Maia em Guarulhos.

tratar_ansiedade.jpg