Psicoterapia Online acessível

Psicoterapia online para Adultos, Adolescentes, Terceira Idade, Casal. Consulta Médica Psiquiatra Online para a Cidade de Guarulhos e todas as regiões do Brasil

Praticidade no atendimento online para sessões de psicoterapia e consultas de psiquiatria.

A psicoterapia cognitivo comportamental ao seu alcance através do atendimento online agora de forma ágil e acessível.
De qualquer cidade, estado ou país você pode falar com um dos nossos
psicólogos ou psiquiatra e agendar a sua sessão de terapia online  e consulta online com um dos nossos psicólogos da Aster Psicologia e Psiquiatria Guarulhos. Atendemos todas as normas exigidas pelo CRP Conselho Regional de Psicologia e CFP Conselho Federal de Psicologia.

Também as
consultas online e presencial com o médico psiquiatra podem ser realizadas por vídeo chamadas, pois seguimos as normas dos CFM Conselho s Federal de Medicina e CREMESP Conselho Regional de Medicina.


Como funciona a Terapia Online, Consulta Online ou Teleconsulta?

 

Como o próprio nome diz, a telemedicina, consulta online e ou terapia online, foi elaborada do princípio onde o médico se encontra ausente fisicamente do seu paciente. Há muitas vantagens nessa modalidade de consulta, no entanto no Brasil não há uma regulação clara dessa modalidade de consulta médica ou consulta com psicólogo online. Quando eclodiu a pandemia da covid 19, o conselho federal de medicina validou uma exceção para não sobrecarregar os sistemas de saúde do país e não colocar em risco indivíduos vulneráveis como idosos e pessoas com comorbidades, como por exemplo pressão alta, imunossuprimidos, diabéticos, cardíacos entre outros.

No entanto começou o uso desenfreado por algumas operadoras de saúde, banalizando inicialmente essa questão da teleconsulta ou atendimento online, gerando assim agendamentos diversos e consultas de rotina através da telemedicina.

 

Qual a principal finalidade da Consulta Online, Terapia Online e Teleconsulta?

 

As tecnologias modernas oferecem de forma segura a interação médico, psicólogo e paciente através da teleconsulta e consulta online, que por sua vez são realizadas por teleconferência e vídeo chamada, através do uso de computadores, tablets e celulares smartphones conectados a internet. Dizem que a tecnologia do 5G que avança no Brasil em 2021 trará outro patamar para os serviços de consulta online , terapia online e telemedicina. Por hora, a sua finalidade básica é:

Médico/Psicólogo x Paciente – Consulta por vídeo chamada direta entre o médico e ou o psicólogo e seu paciente sem outro intermediário.

Síncrona – Seria outro método de interação que pode não ser em tempo real entre o médico ou psicólogo e o paciente, porém em curto período de tempo.

Assíncrona – Quando a interação entre médico x paciente ou psicólogo x paciente ocorre de forma direta porém não em tempo real.

Médico x médico ou médico x psícologo – Geralmente ocorre quando um clínico geral busca auxílio de outro médico ou profissional especialista.

Ficou determinado que durante a pandemia, ocorresse a teleconsulta ou consulta online das seguintes formas:
 

  • Teleorientação – usada para encaminhamento de pacientes em isolamento.

  • Telemonitoramento – Usada para supervisão e orientação médica a distância.

  • Teleinterconsulta – Para a troca de informações auxílio e ou diagnóstico terapêutico.

 

No geral a teleconsulta, consulta online e terapia online, trouxe os seguintes benefícios: diminuição da distância, diagnósticos mais precisos, agilidade no tratamento, redução de custos operacionais, segurança da informação.

Já na psicologia o benefício foi imenso, pois houve o acolhimento imediato de pacientes em situação de crises de pânico, de stress causados pelo isolamento, emergência e orientação psiquiátrica imediata.

terapia_online.jpg