Como tratar o Luto por perder alguém ?

Psicoterapia para tratamento do LUTO na Aster Psicologia em Guarulhos

Como posso curar a dor do luto?
Quais os tipos de luto que existem?
Como esquecer a perda de um ente querido?
Como sair do luto por perder alguém?


O tratamento para o luto em Guarulhos através da Terapia cognitivo comportamental


Sabemos que falar sobre luto envolve situações de perdas, e lidar com elas é algo muito delicado, principalmente quando se trata sobre a perda de um ente querido. Embora seja de conhecimento de todos que em algum momento vamos ter que nos deparar com a morte de alguém, lidar com o luto está ligado a forma com que nós vamos enfrentar essas situações de perdas, e como vamos nos comportar em relação ao fato.
Diante de uma situação de perda de um ente querido, o indivíduo passa por sintomas similares a episódios depressivos, devemos avaliar os sintomas que são normais nesta fase de luto e nos alertarmos aos comportamentos que fogem do luto normal, que ocorre quando o indivíduo não consegue seguir a sua vida causando prejuízos psicológicos significativos.
Existem algumas fases do luto em que o indivíduo tende a passar até o momento da superação, sendo elas: Negação, raiva, barganha, depressão, aceitação e superação; nessas etapas o indivíduo não aceita a realidade, lida com raiva diante da situação, tenta negociar o fato de alguma forma, apresenta sintomas depressivos como tristeza e apatia, inicia o processo de aceitação da realidade para enfim chegar no estágio de superação.
Essas fases ajudam a identificar em que estágio do luto o indivíduo está vivendo e com isso facilita no tratamento e auxilia a superar o fato da melhor forma possível. No entanto essas fases não são seguidas à risca, não tem tempo determinado para cada uma, tampouco o indivíduo vai passar por todas as fases necessariamente nesta ordem visto que cada um lida de maneiras diferentes frente as situações.
Durante o período de luto podemos identificar alguns sintomas comuns, como sentimento de tristeza, raiva, culpa, ansiedade, solidão desamparo, a nossa função cognitiva passa a ser prejudicada com preocupações excessivas, descrença e confusão; no que se diz respeito às nossas funções comportamentais existe a tendência ao isolamento social, evitar lembranças em relação ao ente querido e existem nesses sintomas as queixas somáticas que são atreladas as sensações, como por exemplo o vazio no estômago, nó na garganta, aperto no peito e etc. Por isso é importante buscar ajuda para superar o luto. Sempre contar com psicólogo que trata do Luto em Guarulhos e se necessário até ajuda do psiquiatra em Guarulhos, podem ser válidos.
A terapia Cognitivo comportamental visa auxiliar no tratamento do luto afim de que o paciente consiga superar da melhor forma, fornecendo ferramentas para que isso ocorra, e a ferramenta principal é estimular o indivíduo a examinar os pensamentos para que ele consiga compreender e aceitar o processo de maneira saudável através da psico educação.
Seguindo o protocolo de atendimento, o mesmo pode ser dividido em 12 sessões, onde o profissional vai dar informações sobre o que é o luto, a diferença de um luto normal para um luto patológico, vai ensinar o paciente a identificar sinais e sintomas com melhor clareza, incentiva na busca de atividades que possam promover bem-estar e auxilia na readaptação desta nova realidade.
Quando falamos de protocolos estamos estimando de maneira generalista o tratamento, porem sabemos que o processo vai depender da forma com que o indivíduo está lidando com a situação e evoluindo no decorrer das sessões, pois o intuito principal da terapia cognitivo comportamental é psicoeducar os pacientes para que eles sejam seus próprios terapeutas em Guarulhos, esse processo é facilitado através de novas habilidades que o paciente vai adquirindo no decorrer do tratamento.


Em nossa clínica Aster Psicologia e Psiquiatria em Guarulhos, nossos profissionais se fazem valer de técnicas avançadas da psicologia moderna para o tratamento da perda de alguém pelo luto. Agende hoje mesmo sua pré consulta com uma psicóloga da Aster Psicologia em Guarulhos.

Escrito por:
Cristiane Todão
Psicóloga Clínica

 

Luto_guarulhos