O que é e por quê devo fazer psicoterapia?

Psicoterapia em Guarulhos para Adultos, Crianças e Adolescentes, Terceira Idade.

Entenda o motivo para fazer terapia e ou psicoterapia.

Primeiro que a psicoterapia é um processo terapêutico realizado com o auxílio de um profissional psicólogo, formado e se possível pós graduado e especializado para realizar o atendimento e as sessões de psicoterapia em Guarulhos.
O objetivo da psicoterapia é entender as queixas e ou sintomas do paciente, tanto de forma individual, quanto coletiva e direcionar uma linha terapêutica, que traga alívio dessas queixas, através da
terapia com psicólogo em Guarulhos. Algumas delas podemos citar a depressão, ansiedade, abuso de substâncias, compulsão, toc, pânico, problemas de atenção e aprendizado entre várias outras sintomas e distúrbios que podem ser identificados na terapia e levados a tratamento pelo psicólogo em Guarulhos.
A vantagem da psicoterapia na
Aster Psicologia e Psiquiatria em Guarulhos é que nossos profissionais utilizam a abordagem da terapia cognitivo comportamental em todo o processo de psicoterapia em Guarulhos.
Por se tratar de uma técnica moderna é considerada o que há de mais atual na ciência da
psicologia em nossos dias. A terapia cognitivo comportamental em Guarulhos, é focada nos resultados e na melhora do estado geral das queixas e sintomas de cada indivíduo. Isso se obtém da cooperação do paciente através da avaliação cognitiva dos fatos e assim criar uma solução para os fatos que desencadeiam suas queixas ou sintomas, através de técnicas comportamentais que avaliam a sua evolução e resposta terapêutica. (Mahoney, 1974). Há uma auto avaliação do indivíduo que aprende de forma continuada essas avaliações e focam em gerar cada vez mais resultados de melhora emocional.
Para isso existentes técnicas específicas, aplicação de conteúdo prático, intervenção da família ou do meio social quando necessário.

 

Antigamente, muitas pessoas diziam que “psicólogo para é loucos....”, outros tinham ou ainda tem vergonha e medo. Hoje esse quadro tem mudado muito e a psicologia tem sido reconhecida como uma ciência importante e significativa nos tratamentos de saúde mental. Além disso, não é necessário um quadro específico ou um diagnóstico definido para fazer terapia. Muitas pessoas têm tido resultados surpreendentes no que diz respeito ao autoconhecimento, através da terapia, prevenção, fortalecimento das relações, melhoramento no desempenho acadêmico e profissional e entre várias demandas que a psicologia acolhe e a terapia te proporciona.

Também há pessoas que acreditam que podem resolver suas dificuldades sem fazer terapia, mas apenas conversando com amigos e familiares ou utilizando das literaturas diversas, como por exemplo, os livros de Auto-Ajuda.  É claro que os relacionamentos e as leituras são importantes, mas em muitos momentos é necessário o investimento em um processo psicoterapêutico, conduzido por um profissional qualificado e  fazer terapia é a chave para ser bem sucedido.

A psicoterapia é um valioso recurso para o crescimento pessoal. Pode-se abordar várias situações que causam sofrimento e/ou desconforto, tais como: conflitos interpessoais e familiares, baixo rendimento escolar, dificuldades profissionais, transtornos psiquiátricos e de personalidade, dependências, abusos etc. Este processo é uma oportunidade para compreender, mudar e enfrentar um pensamento e comportamento inadequado, através do autoconhecimento, reflexões, escolhas, treinamento e esforço | dedicação.

Todos merecem uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Quais os tipos de terapia com psicólogo?

Entre os mais diversos viézes e abordagens de psicoterapia, podemos mencionar alguns dos mais utilizados atualmente.

Psicanálise

Criada por Sigmund Freud nos primórdios da psicologia, a psicanálise trata as queixas das pessoas baseados em questões do inconsciente, dos sonhos e relatos recentes que se somam as questões do passado, analisando a probabilidade dessas questões terem gerado traumas e conflitos presentes. Não há um prazo determinado para o indivíduo fazer psicanálise, mas no geral são anos que o paciente passa pelo processo terapêutico por essa abordagem da psicologia.

Terapia analítica

A terapia analítica foi criada por um discípulo de Freud, Carl Jung une as questões abordadas na psicanálise, onde se somam a símbolos que são relatados pelos pacientes em seu processo de psicoterapia. Esses Símbolos junto aos relatos, levam a compreensão do inconsciente, trazendo a luz os esclarecimentos para o sofrimento do indivíduo e a partir daí o tratamento terapêutico para as queixas do paciente. Também não há prazo estabelecido para a terapia analítica, o qual podem se perdurar por anos.

Psicodrama

A terapia por psicodrama, parte do princípio da encenação e dramatização dos fatos, onde através dessa técnica se reproduz situações do conflito vivenciado pelo indivíduo. É muito comum se trabalhar o psicodrama em terapia de grupo, onde se compartilha com demais pessoas suas experiências de sofrimento e conflitos presentes na vida de cada indivíduo. É um processo terapêutico sem prazo definido e pode durar de forma indeterminada.

Psicologia Comportamental

Gestalt

Constelação Familiar

Somaterapia

Terapia de regressão



Escrito por:
Thayane M. Maia
Psicóloga Clínica e Infantil

psicologa_guarulhos_terapeuta.jpeg