Buscar
  • A Fernandes B

Gordofobia e os Traumas Psicológicos Causados pelo Preconceito


O canal viva bem do UOL publicou há alguns dias atrás uma matéria sobre o preconceito de médicos ao atender seus pacientes acima do peso, alegando logo de cara que as queixas desses pacientes está ligada especificamente a obesidade e que suas queixas tendem a diminuir com o emagrecimento.

Ainda relata o caso de uma paciente que não teve condições de fazer uma tomografia computadorizada em uma instalação hospitalar do SUS, Sistema Único de Saúde, por não haver aparelhos que comportem pessoas com níveis elevados de obesidade, pois esses equipamentos disponíveis na rede de saúde pública atendem pessoas de no máximo de 120 à 150 kilos. Assim a referida paciente foi encaminhada ao zoológico municipal pasta realizar o exame de tomografia.

Outra paciente também não conseguiu fazer exames de ultrassom, pois, mesmo depois de diversas tentativas os médicos alegavam que a massa adiposa implicava na visualização do abdômen, impossibilitando a realização do exame de ultrassom.

Esses são apenas alguns relatos e casos conhecidos de preconceito com pessoas obesas, mas sabemos que isso ocorre o tempo todo com pessoas acima do peso por todo o Brasil. O preconceito gera traumas e a gordofobia estão claramente presentes em nossa sociedade e precisa ser ferrenhamente combatido. É uma situação que causa traumas diversos, depressão, ansiedade, fobia social, problemas de relacionamento e até processos físicos trazidos pelo stress e impacto emocional que essas circunstâncias trás à vida das pessoas que sofrem com a obesidade.

Sabemos que além desse estigma a pessoa obesa ainda precisa lidar com as consequências de saúde física como a diabetes, hipertensão, apnéia do sono entre tantos outros fatores gerados pelo sobrepeso.

Na Aster Psicologia e Psiquiatria Guarulhos, contamos com psicólogas e psiquiatra preparados para atender e acolher pessoas vítimas de traumas psicológicos e estigmadas pela sociedade, por ser obesa, ou negra, ou homossexual, ou por qualquer estilo de vida ao qual optou por ter independente da opinião da sociedade.

Fonte: Viva Bem - Uol

#preconceito #obesidade #estigma #sejavocê #asterpsicologia #guarulhos #aceitação #acolhimento #saudemental

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo